Eventos

Avaliação Agronômica dos fertilizantes Kimberlit em parceria com Procafé e Grão de Ouro

 

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FERTILIZANTES DE ALTA EFICIÊNCIA DA KIMBERLIT NA CULTURA DO CAFÉ

 

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

As regiões do estado de Minas Gerais é atualmente uma das maiores produtoras de café do Brasil. Dentre os fatores de produção de café, os fertilizantes são os que representam os maiores valores no custo de produção, sendo o mais limitante para obtenção de aumentos expressivos de produtividade. Por isto, é fundamental otimizar a utilização desse insumo, visando o maior aproveitamento pela cultura cafeeira. Desta forma torna-se importante desenvolver e validar estratégias que visam melhorar a eficiência nutricional dessa cultura. Entre as alternativas, destaca-se os fertilizantes foliares potencializados com aminoácidos e bioestimulantes desenvolvidos pela Kimberlit Agrociências e comercializados pelo grupo Grão de Ouro em Minas Gerais. Com base no exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência agronômica dos fertilizantes de alta eficiência da Kimberlit na cultura do café.


MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido sob condições de campo no sítio Sabarezinho no município de Boa Esperança – MG, em lavouras do cultivar Acaiá IAC 474-19, plantadas em janeiro de 2002. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 4 tratamentos e 7 repetições. Os tratamentos constaram das aplicações foliares dos programas de nutrição da Kimberlit, Procafé e Kimberlit associado ao programa Procafé. As aplicações foram realizadas nas fases fenológicas de pleno desenvolvimento vegetativo, pré-florescimento, pós-florescimento e início da frutificação. O manejo fitossanitário foi realizado da mesma forma para todos os tratamento. As variáveis avaliadas foram desenvolvimento da lavoura esqueletada e a produtividade da mesma. Os resultados foram submetidos à análise de variância e a comparação de medias feita pelo teste Tukey ao nível de 5% de significância.

 

​​​​​​CONCLUSÃO

  • O cafeeiro esqueletado demonstrou resposta as aplicações dos programas nutricionais
  • O programa Kimberlit apresentou maiores ganhos de produtividade em função dos efeitos nutricionais e fisiológicos
  • Fisiologia associado a nutrição, promove o maior desenvolvimento da cultura, fazendo com que o café expresse o seu maior potencial produtivo.

Onde Estamos:
Localizacao

Rod. Assis Chateaubriand, Km 144.5, Olimpia - SP

Nosso telefone:
Atendimento

17 3279-1500

Acompanhe a Kimberlit:
Nosso Facebook Nosso Youtube Nosso Linkedin Nosso Google Plus Nosso Instagram
Kimberlit | Todos os direitos reservados | Agência Prospecta