Eventos

Ebitda Day 2016

No dia 29 de abril a Kimberlit realizou o 6º Ebitda Day. O evento, que acontece anualmente, tem o objetivo de divulgar alguns indicadores financeiros e é um espaço para que os gestores apresentem os projetos de suas áreas.

Este ano as áreas apresentadas foram Financeira/Controladoria, Recursos Humanos, Marketing, Industrial, Projetos e Supply Chain.

Saibam um pouco mais sobre cada apresentação: A área de Controladoria, representada pelo gerente Ricardo Chichinelli, contextualizou os participantes sobre o significado do Ebitda.

 

• O QUE SIGINIFICA?

A sigla corresponde a Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, no português, LAJIDA, Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

 

• QUAL O OBJETIVO?

O Ebitda, em linhas gerais, representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.

 

A área de Controladoria, sua importância e suas atribuições: Para que uma empresa tenha diferenciação no mercado é necessário a elaboração de um processo estruturado para suportar e agilizar a tomada de decisões. Este processo é chamado de planejamento estratégico e é ele que define a ligação entre a diferenciação no custo dos produtos no mercado e a definição da estratégia para alcançar os objetivos traçados pela empresa.

E a área de Planejamento e Controladoria é responsável por coordenar o planejamento estratégico, o orçamento empresarial e pelo processo contínuo de geração de informações que dão suporte a tomada de decisões por parte da diretoria da empresa.

Tem como objetivo garantir que a atividade da empresa seja medida e avaliada e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser melhorado. Entre as atividades-chave desempenhadas pode se destacar: • Contábil • Gerencial • Custos • Tributária • Controle de ativos • Controle de riscos • Gestão da informação.

A área de Recursos Humanos, representada pela coordenadora Lívia Ravagnani, deu um panorama geral da área, apresentando o perfil da empresa, com relação à gênero, quantidade de colaboradores e tempo de casa. Apresentou ações realizadas em 2015 pela área de Recursos Humanos em resposta às sugestões de melhorias feitas na Pesquisa de Clima.

Também apresentou o resultado da Pesquisa de Clima que foi realizada em março de 2016.

Falou sobre as ações relacionadas a treinamento e desenvolvimento dos colaboradores e apresentou os dois Programas de Capacitação lançados em 2016: “Crescer com Você” direcionado a equipe de vendas e o “Liderar com você” direcionados a todas as lideranças da Kimberlit.

Explicou ainda sobre a estrutura do Programa de Lucros e Resultados (PLR) e as metas da Kimberlit para 2016. Na ocasião também falou sobre a participação da Kimberlit na Pesquisa “As melhores na Gestão de Pessoas” realizada pela Aon Hewitt, em parceria com o Jornal Valor Econômico. O resultado da pesquisa será divulgado pela Aon no mês de setembro.

A área de Marketing, representada pelo supervisor da área, Ricardo Bertocco, explicou o objetivo da área, explanou sobre os principais canais de comunicação como e-mail, redes sociais, jornal, KimberTV, etc. Finalizou a apresentação com os maiores desafios para 2016.

A área Industrial foi apresentada pelo gerente Renato Miranda, que mostrou os resultados e as conquistas do setor no ano de 2015.

A equipe teve os esforços de 41 colaboradores nos setores de Reação, Sopradora, Foliar, Aditivo Líquido, Aditivo Pó e Compactadora.

Para atingir os resultados foram intensificados os treinamentos para capacitação da equipe assim como o reconhecimento de cada um. Estes resultados renderam promoções internas e remanejamentos para um novo setor. O novo setor que entrou em operação foi a primeira planta de compactação de fertilizantes de solo, que neste primeiro ano inicia suas operações de produção em escala piloto. Foi apresentado também as melhorias e projetos implementados: projeto de melhoria na planta de produção de fertilizantes foliares: tanque padrão sanitário para produção de adjuvantes, atualização do sistema supervisório, manutenção e conservação dos equipamentos.

Projeto de Eficiência Orçamentária: Foram criadas novas rotinas, controles e metodologias para acompanhamento. Com isto foi atingido 99,7% do planejamento orçamentário.

Processo Lean A3: O plano A3, visa capacitar a equipe para identificação e eliminação das oito grandes perdas da produção. Esta filosofia de trabalho já está implementada há três anos e, em 2015, foi colocada em prática mais de 45 melhorias que resultaram em ganhos gerais.

Foi falado também sobre os desafios da equipe industrial para o ano de 2016, que serão ainda maiores. Dentre os projetos, estão: - A estruturação da primeira planta de compactação para produção em escala comercial; - Produção dos primeiros lotes do fertilizante HaYa para escala experimental; - Atualização tecnológica de produto e processo de reação; - Criação de uma nova linha de produção para lançamento do K-bor Dry; - Estudo para aumentar volume de produção do ácido fúlvico; - Continuidade do mapeamento de melhorias (Lean A3); - Programa de Capacitação e desenvolvimento da equipe.

A área de Projetos é uma área nova na empresa e os colaboradores tiveram a oportunidade de, através do gerente William Pacheco, conhecer um pouco mais sobre sobre a área que tem como objetivo gerenciar os projetos estratégicos de novos produtos na Kimberlit desde a criação até sua implantação junto aos clientes. Além disso foi apresentado todo o dia a dia da área e os dois projetos atuais: Projeto Haya e Projeto Agentes Biológicos.

O Supply Chain foi apresentado por Alexandre Siqueira, gerente do departamento. O departamento é composto pelas áreas de Suprimentos/ Compras e Logística. Atualmente as áreas são compostas por 18 colaboradores. Suprimentos e Compras são responsáveis por adquirir todas as matérias primas destinadas ao processo produtivo, adquirir todos os itens de bens e consumo utilizados na empresa por seus colaboradores e também contratar prestadores de serviço para as obras internas. Efetua também a gestão e integração com os fornecedores.

Já a gestão de todos os fluxos da empresa está a cargo e responsabilidade da Logística, que está dividida nas subáreas denominadas Recebimento, Expedição, Almoxarifado de Indiretos e Administrativo de Logística. Dentre as atividades efetuadas e desenvolvidas por este departamento estão as movimentações das matérias primas do estoque para a área produtiva, da área produtiva para o estoque de produtos acabados, do estoque de produtos acabados para os veículos, contratação de veículos para as entregas dos produtos para os clientes, contratação de veículos para carregamento das matérias primas destinadas a unidade, controle dos estoques de matérias primas, de produtos acabados, de bens de uso e consumo e etc. Com trabalho focado, as duas áreas de atuação (Logística e Suprimentos) combinam esforços para efetuar compras com fabricantes, desenvolver novos fornecedores para matérias primas, diminuir o prazo de atendimento das compras de materiais de uso e consumo, melhorar o atendimento de obras civis, melhorar negociação de preços e prazos, diminuir estoques obsoletos, obter padrões de qualidade das matérias primas e na prestação de serviço, melhorar constantemente os fluxos de materiais internos e externos, identificar e manter prestadores de serviço de transporte de alto nível, efetuar as entregas aos clientes dentro do prazo prometido, gerir os estoques internos, obter tarifas serviço de transporte e etc. O Supply Chain é responsável pela cadeia de abastecimento e entrega da companhia e tem interface direta com os demais departamentos (Industrial, Comercial, Controle de Qualidade, Qualidade Total, DI e PPCP) para que o cliente seja totalmente satisfeito dentro das expectativas.

Ao final das apresentações, a palestrante Branca Barão, especialista em comportamento humano, proferiu a palestra “Protagonize-se”. Assumir a responsabilidade pelos próprios comportamentos e resultados foi o objetivo central dessa palestra motivacional e levou todos os colaboradores a grandes reflexões, além de motivar, divertir e integrar a equipe.

O evento foi encerrado com um delicioso coquetel, que proporcionou integração entre os participantes.

Onde Estamos:
Localizacao

Rod. Assis Chateaubriand, Km 144.5, Olimpia - SP

Nosso telefone:
Atendimento

17 3279-1500

Acompanhe a Kimberlit:
Nosso Facebook Nosso Youtube Nosso Linkedin Nosso Google Plus Nosso Instagram
Kimberlit | Todos os direitos reservados | Agência Prospecta