Notícias

Uso Eficiente do Manganês nas Lavouras de Soja

No manejo nutricional das culturas de interesse econômico, o manganês (Mn) é um micronutriente essencial para o crescimento e sustenta funções metabólicas em diferentes compartimentos celulares. O manganês desempenha um papel fundamental na fotossíntese, pois o sistema de oxidação de água do fotossistema II tem uma necessidade absoluta de Mn. Adicionalmente, o Mn age como cofator enzimático de inúmeras enzimas envolvidas no crescimento e reprodução e defesa de plantas, a sua deficiência impacta em processos vitais que determinam o potencial produtivo das culturas. A deficiência do Mn é um problema generalizado, ocorrendo mais frequentemente em solos arenosos, solos orgânicos com pH acima de 6.0 e ainda em solos tropicais fortemente intemperizados (maioria dos solos brasileiros).
Adicionalmente, inúmeros estudos têm mostrado que a molécula do herbicida Glifosato® possui efeito complexante e pode interferir diretamente na nutrição mineral de soja, afetando a absorção e/ou redistribuição do Mn e outros nutrientes (Ca2+, Mg2+ e Fe2+. Na tentativa de diminuir os danos causados pela deficiência de Mn em soja RR® a adição suplementar desse micronutriente via fertilização foliar tem sido uma estratégia viável para superar deficiências nutricionais e manutenção da produtividade.
Relatórios recentes, indicam que o Mn, aplicado como fertilizante foliar em misturas em tanque contendo o herbicida Glifosato ®, apresenta um potencial elevado de antagonizar a eficácia do herbicida, reduzindo o controle de ervas daninhas com ineficiência da fertilização do Mn. O uso de agentes complexantes como EDTA (Etilenodiamino tetra-acético) diminuiu os efeitos antagônicos sobre a eficácia do Glifosato ® e preconiza o uso de formulações semelhantes.
Nesse sentido, com o objetivo de avaliar a eficiência das aplicações de Mn quelatizados na cultura da soja, a Fundação MS, instalou um experimento sob condições de campo no ano agrícola 2018/2019, no município de Ivinhema, MS.

Tabela 1. Produtividade da soja obtidos em tratamentos com aplicação de diferentes fertilizantes foliares no desenvolvimento vegetativo (V3 e R1). Fundação MS, Ivinhema, MS, 2019.
 
Tratamentos Dose (mL/ha) Época Aplicação Produtividade (sc/ha)
Controle - - 57,0
KBT Bioflex
KBT Bioflex
750
750
V3 (Glifosato)
R1 (Defensivos)
60,4
Mn-EDTA (13%)
Mn-EDTA (13%)
440
440
V3 (Glifosato)
R1 (Defensivos)
58,0
CV (%) - - 4,8

*Defensivos (fungicidas + inseticidas)

 

 

Em concordância com inúmeras pesquisas até o momento apresentado, o EDTA tem se mostrado o quelato mais eficiente como protetor do Mn das possíveis reações antagônicas que possa ocorrer com inúmeras moléculas presentes na calda de pulverização ou com outros compostos e nutrientes no manejo das aplicações via folha na cultura da soja.

O KBT BIOFLEX é um produto desenvolvido pela Kimberlit Agrociências, que possui em sua composição 11% de Mn solúvel quelatizado com EDTA e potencializado com substâncias que além de otimizar o processo de aplicação, atuam de forma fisiológica nas culturas, fazendo com que elas expressem o seu maior potencial produtivo.





Equipe Kimberlit Agrociências
Juscelio Ramos de Souza; Willian Batista Silva; Bruno Neves Ribeiro
Pesquisa & Desenvolvimento

Onde Estamos:
Localizacao

Rod. Assis Chateaubriand, Km 144.5, Olimpia - SP

Nosso telefone:
Atendimento

17 3279-1500

Acompanhe a Kimberlit:
Nosso Facebook Nosso Youtube Nosso Linkedin Nosso Instagram
Kimberlit | Todos os direitos reservados | Agência Prospecta